Google+ Badge

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Homem que não abriu mão de nada !

"{outro valente foi} Sama,filho de Agé,o hararita,quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor operou um grande livramento"
                                    
                                                                                II samuel 23:11-12


                                                     




------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Entre os valentes de Davi arrolados em 2 Samuel 23, também está Sama. O seu grande feito foi firmar uma posição enquanto outros fugiram. Para ele, a opção óbvia teria sido seguir  a maioria. Porém Sama ousou ficar ainda que solitário!
   Como os demais, Sama poderia ter considerado a questão uma causa perdida: "Afinal, o que um único israelita poderia fazer contra tantos filisteus?" Porém, na força que Deus supre ele firmou posição e alcançou uma grande vitória. Que exemplo e que estímulo para os crentes desencorajados de hoje! Aqui aprendemos o que Deus pode fazer mediante um indivíduo cujo coração  lhe é integralmente consagrado. Se houver tão somente um indivíduo que não foge da questão, então Deus estará ao lado dele.
  Sama venceu a batalha estabelecendo-se sobre o pouco que ainda restara das derrotas prévias. Somos frequentemente recordados do fato que os crentes têm  fracassado em render o seu testemunho coletivo para Deus em meio a este mundo. E sabemos, da Palavra de Deus que este testemunho não poderá ser restabelecido ao estado original. Em virtude disto muitos nem estão mais dispostos a assumir posição por coisa alguma e correm em varias direções  seguindo pós  toda sorte de coisas. Ao final. no entanto, verifica-se que não perseveram em mais nada. Este, contudo, não é o caminho de Deus.
  Não se deixe desencorar pelo declínio entre o povo de Deus ! faça o que fez Sama: estabeleça-se com "ambas pernas" sobre aquilo que ainda restou após as derrotas - e você alcançará
 vitória! Nunca é tarde demais para se tomar posição em fervor de Deus e Sua verdade.
    Havendo um indivíduo tomando um posição firme, este virá a ser um elemento referencial para agregar outros. Quando um cristão alcança uma vitória, outros serão encorajados por meio dela. Ao menos deveria ser assim , pois todos deveríamos nos alegrar pelos êxitos dos outros.
    O que caracterizou Sama foi bem isto: por uma questão relativamente pequena - um campo de lentilhas_ ele não se poupou de empenhar-se numa grande luta.tratava-se, afinal, das lentilhas do povos de Deus; e o inimigo não deveria tomá-las.
   O lema de Sama era "não abrir mão de nada!". Iremos deparar com dificuldades justamente ali onde imaginamos estar estabelecidos. Os filisteus intentam roubar-nos< se possível justamente aquelas bênçãos e recursos espirituais das quais temos maior necessidade. E então somente alcançaremos a vitória e se nos dedicarmos à luta!
    Não pensemos nunca que alguma porção da verdade seja de menor importância; pois, neste caso, uns abrirão mão desta, e outros daquela, Não. Cabe-nos defender toda a verdade, mesmo que, como Sama,     estejamos inicialmente sós. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Deixemos que Deus opere...


"Estava enfermo um certo homem,Lázaro de Betânia.........Mandaram as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor,está enfermo aquele a quem tu amas" (João 11:1-3)

Diz-Nos  Tiago, na sua Epístola "Pedis, e não recebeis , porque pedis  mal, para o gastardes em vosso prazeres" (Tiago 4:3). E ocorre-nos uma pequena história que ilustra bem esta verdade:
 "Preciso de azeite - disse um homem um certo dia, e plantou no seu jardim um oliveira nova.
  -"Senhor - diz ele, orando -é preciso chuva, para que as raízes desta oliveira sejam regadas e cresçam 
envia ois, uma boa chuvada".
E o senho enviou uma boa chuvada.
-" Senhor -orou o homem - a minha arvore tem necessidade  de calor. Envia sol, eu te suplico"
E o sol brilhou 
 -"Agora, Senho envia uma geada para fortificar as fibras da minha arvore".
 E eis que a arvorezinha se mostrou brilhante, inteiramente coberta de geada. Mas durante a noite,ela morreu!
 O homem dirigiu-se então a casa de um seu vizinho para lhe contar a sua estranha história.
 -"Eu também plantei uma árvore pequenina -responde-lhe o vizinho - e vê como ela cresce! È que eu
 confiei-a aos cuidados do meu Deus. aquele que a fez sabe o que lhe faz falta melhor do que uma cristura
como eu.
 Não Lhe ditei o que ele devia fazer. Disse-Lhe apenas:
".Senhor, envia agora tudo aquilo de que a arvore tem necessidade: tempestade, sol ,vento, chuva ou gelo.   foste Tu que a fizeste, tu conheces as suas necessidades".
 Não é verdade, amigos cristãos, que, com demasiada frequência nas nossa orações, nos ditamos a Deus
 as nossas vontades ? Quantas vezes nos terá parecido difícil dizer: "Faça-se o que tu queres, Senhor,
 e não o que eu quero".