terça-feira, 28 de setembro de 2010

OPORTUNIDADES ( fp1:12-30)

"As coisas que me aconteceram tem contribuído para o progresso do evangelho" (12)
As experiência por que passamos, por mais dolorosas que sejam podem tornar-se em oportunidades para testemunhar-mos as realidades da nossa experiência cristã.
Precisamos enxerga-las sob este ângulo, o melhor lugar para se começar é fazendo o tipo de oração que Paulo fez no trecho que vamos ler agora (Fp 1:3,4)

ESTÁ ORAÇÃO MUDA:
1.(v.12) A maneira de vermos os problemas: não precisamos gostar dos mesmos. Paulo não gostou de ficar na cadeia, mas viu esta situação como oportunidade de servir a Cristo. Podemos fazer o mesmo com a nossa " Prisão".
2. (13-21) A maneira de vermos outras pessoas: O nosso comportamento, em nossas palavras, principalmente em épocas de crise, não observadas pelos não cristãos(v 13). É bom quando podem ver Cristo em nós. Alguns companheiros de Paulo talves mostrassem certa inveja do seu ministério bem sucedido (15-17), porém mais importante para ele o fato de estarem compartilhando as boas novas (18).
3.(21-30) A maneira de vermos a Vida e a Morte: Paulo estava vivendo uma situação em que corria perigo de ser morto, executado,mas veja como ele encarava a situação - para ele o dilema era: Viver aqui em comunhão com Cristo - De qualquer maneira era liberdade para ele(19). Sua preocupação para estar as ordens de Deus, honrando a Cristo.(20)

- * Ler os versos 27-30 e traga a mensagem amorosa de Deus para nossa vida hoje.

Oração:
Senhor Jesus, ajude-me a ver a minha situação como uma forma de serviço.Amém.


LOUVOR NA ADVERSIDADE (sl 40:1-11)
"Me pôs nos lábios um novo cântico" (13)

Durante muitos anos Davi esteve no exílio, caçado e perseguido por Saul. Foram muitos anos passados buscando refúgio nas cavernas, e dias nos quais sua capacidade  de confiar em Deus foi provada ao máximo.

Breve roteiro da prova.
 O cântico das mulheres indignas Saul (I sm 16:7-16)


1. E Saul atirou com a lança, dizendo:
" Encravarei a Davi na parede, porém Davi se desviou dele por dias vezes ( I sm 18:11)
2. Davi foge para Aquis, Rei de Gate ( I sm 21:10-15)
Ali ele se faz como doido e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pelas barbas. (v- 13)
3. Esconde-se na caverna de Adulão
- E juntou-se a Ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem individado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com eles uns 400 homens. (I sm 22:2)
Foi a Mispa e ali deixou sob o cuidado do rei dos moabitas, seu pai e sua mãe, até que ele ( Davi) soubesse o que Deus faria com ele. (22:3).
- Por ódio a Davi, Saul mata os sacerdotes do Nobi, por que lhe deram guarida e a espada de Golias ( 85 homens que vestiam éfode de limbo) como também acaba com a cidade Demes, passando a Fio de espada desde homens até a mulher, desde os meninos de peito e até os bois, jumentos e ovelhas ( I sm 22:18-19)

* Só sobrou Abiatar, que procura Davi, e este o convida  a ficar com Ele.

Quando Saul morreu, Davi foi aclamado como nosso Rei e entregou-se ao cargo de todo o coração. Seus problemas, porém não tinham terminado, porque o conflito entre os que o apoiavam  e os descendentes de Saul continuou por algum tempo. ( Ism 2:1-3:1)
Este Salmo foi, possivelmente, escrito durante estes acontecimentos.
A medida que Davi se recorda de dias tristes do passado, percebe como a intervenção de Deus foi constante.
(1,2) A lembrança desse fato encheu seu coração de gratidão e louvor. Podemos louvar a Deus pela bênção do passado em meio a problemas do presente.
Os problemas de Davi haviam durado muito tempo, e o alivio não foi imediato. Deus, porém atendeu e finalmente o Salvou.
A lembrança deste fato provocou um novo canto de louvor (3,5)
O verdadeiro Louvor leva a uma nova dedicação das nossas vidas a Deus (6-10). Davi reconhece que a verdadeira adoração não é questão de ritual religioso(6) mas de obediência sincera(8).
Um coração agradecido e uma disposição de servir a Deus, andar sempre lado a lado. O seu Louvor se transformou em testemunho publico(9,10).
HB 10:5-7 -nos diz que os versos 7,8 foram cumpridos em Jesus. O louvor de Davi tinha também um aspecto prófetico que ele próprio desconhecia.
Davi louvou  a Deus em todas as circunstancias. Porque será que não fazemos o mesmo?






              Salmo 23


Este salmo tem significado muito para milhões de pessoas através dos tempos, mas por ser um texto familiar, corremos o risco de perder a perspectiva e a vitalidade da Experiência que Davi está expressando.
Davi era um Pastor Israelita; a vida era difícil e o trabalho árduo, mas o relacionamento de confiança entre ovelhas e o Pastor podia ser muito forte. Do nascimento á morte, o pastor devia ter a certeza de que cada necessidade da ovelha seria provida.
Se uma ovelha pudesse falar, bem que podia dizer quando cuidada por um pastor: " Eu tenho tudo de que preciso". Neste salmo, Davi esta expressando em palavras suas experiências  com Deus -  a experiência pessoal é real nos problemas essências da vida.
Em nossa cultura, o papel do Pastor tem mudado muito, e muitos tem tentado reescrever está primeira linha, como por exemplo:     "  O Senhor é o meu: Professor; conselheiro;amigo;guia;irmão mais velho, etc



Há algum outro nome que caiba bem na tua necessidade?
Você pode relaciona-lo a algum tipo especifico de pessoas no mundo de hoje?


Se temos um relacionamento com Deus de Davi - o criador e sustentador do universo -Se ele é pessoal para você, então todas as outras necessidades humanas estão colocadas em sua verdadeira perspectiva.


Eu tenho tudo de que preciso.


ORAÇÃO:


" Pai, por teu amor e cuidado por mim eu sou profundamente agradecido.






AMÉM!









quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O habito de uma consciência tranquila

"consciência pura diante de Deus e dos homens"
Os mandamentos de Deus são dirigidos à vida de seu filho em nós;portanto,para a natureza humana na qual
seu filho foi formado,seus mandamentos parecem difíceis,mas assim que obedecemos eles se tornam divinamente fáceis.
A consciência é a faculdade que se prende ao mais elevado conhecimento que possuo,e me diz o que esse conhecimento exige que eu faça. São os olhos da alma, voltados para Deus ou para que o consideram mais elevado; portanto,os registros da consciência diferem de pessoas para pessoas. Se me mantenho firme diante de Deus, minha consciência me apresentará sempre a lei perfeita de Deus e indicará o que devo fazer. A questão é obedecer? Tenho que me esforçar para manter minha consciência sempre sensível de modo que eu possa viver sem tropeço. Devo viver numa sintonia tão perfeita com o filho de Deus, que em cada circunstância o espírito do meu entendimento se renove e entenda de imediato "qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
 Deus nos educa até nas minúcias. Será que estou tão atento ao mais leve sussurro do Espírito que saiba o que devo fazer? "Não entristeçais o Espírito de Deus ." Ele não vem com a voz de um trovão; sua voz é tão mansa que é fácil não prestar atenção a ela. O que mantém a consciência sensível é o hábito contínuo de conservar o coração aberto a Deus. Sempre que se sentir inclinado a questionar: "Por que não posso fazer isto?, pare logo. Você está no caminho errado. Quando a consciência fala, não pode haver discussão. Se permitir que qualquer coisa obscureça sua íntima comunhão com Deus, quem perde é você. Seja lá o que for, pare e procure manter bem nítida sua visão interior.


Trancrito do livro: "TUDO PARA ELE", de Oswald Chambers

Pr.Jair B Lima

sábado, 10 de julho de 2010

Atualizados recentemente

Banda Luz :....até os faraós ressuscitarão e os seus joelhos se dobrarão e toda a terra então,tremerá e a glória maiór é CRISTO,CRISTO...........

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Cegueira e Surdez "

Vai a este povo e dize-lhe: Ouvindo,ouvireis,e de maneira nenhuma entendereis;vereis mas de maneira nenhuma percebereis..
Porque o coração deste povo se tornou insensivél,e com os ouvidos ouviram porem sem dar atenção, e  fecharam os olhos;para que não vejam com os olhos,nem ouçam com os ouvidos,nem se convertam e Eu os cure.(At 28:26-27)

*** Fiquem certos,que esta salvação de DEUS está sendo enviada aos gentios,e eles a ouvirão (At 28:28)

Diz a esse povo,ao povo de DEUS que por muito que venham ouvir e ver,nunca entenderá nem perceberá o que Deus lhe diz.Este é um julgamento Divino sobre o povo,porque ele mesmo (o povo) tornou o seu coração impérvio à palavra de Deus,deixou que se tornasse surdo e cego por causa do mêdo de ouvir a pertubadora palavra de Deus,e assim deixar de receber livramento da parte de Deus.A palavra de Deus traz consigo o diagnostico do pecado, que é doloroso de escutar e aceitar, mas ao mesmo tempo que fere, fere afim de curar. Uma vez que a pessoa deliberadamente recusa a palavra, chega ao ponto em que é despojada da capacidade de recebe-la - Esta é uma advertencia severa às pessoas que não levam a sério o evangelho.

Tendo estes fatos, os Judeus devem tomar nota solene de que a mensagem de salvação agora esta sendo enviada aos gentios(Atos 28.28), e que estes corresponderão mais favoravelmente a oferta. Não esta aqui uma rejeicão  definitiva da parte de Deus aos Judeus.
As cartas de Paulo certamente  indicam que esperava no tempo certo uma mudança de coração da parte deles ( Rom 11:25-32).
É bem possivel que Lucas também entendesse assim a situação. Seja como for, a missão cristã dedica aos gentios toda a sua atenção, por enquanto. Paulo já não sente obrigado a ir " primeiramente ao Judeus " , e é bem possivel que Lucas apresenta como exemplo a ser seguido pela igreja em geral (Rom 11: 17-24).

Eles, porem , não quiseram entender , e me deram as costas, e tamparam os ouvidos para que não ouvissem ( Zc 7:11).
Posto que o coração deste povo esta petrificado: de má vontade escutaram seus ouvidos e fecharam os olhos para evitarem que enxerguem com os olhos, ouçam com os ouvidos compreendam com o coração, convertam-se, e sejam por Mim curados ( Mt 13:15).

Amados o importante é que o evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,ainda hoje é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer.Gentios e Judeus nos é necessário crer na sua palavra. 
  
Olhai para Ele ,e sede iluminados;os vossos rostos não ficarão confundidos  (Sl 34;5)

                                                                                                                            SHALOM.




                                                            

quarta-feira, 5 de maio de 2010

JESUS VENCE A MORTE.

Personagem principal: Jesus de Nazaré
Local: Cafarnaum (outra margem)
Personagem Coadjuante: Jairo o principal da sinagoga ou administrador da sinagoga.

O seu problema: Um filho a beira da morte.

A fé em sua primeira fase: busca
Ele vai até Jesus se prosta aos seus pés.Ele arisca muita coisa no descer até a praia, ir a uma "reunião subversiva" e agora também ajoelha-se diante do pregador itinerante perseguido.

Ele não se detem, implica com insistencia.
Do tamanho de perder a sua filha(medo) ele deixa para traz preconceitos,orgulhos e decide-se por Jesus.

Seu clamor: MINHA FILHA ESTÁ MORRENDO!
Jesus foi com ele- A sua expressão de solidariedade;
A solidariedade incondicional de Jesus com este homem do lado do inimigo. Jesus não guarda rancor,não está descomfiado abandona qualquer movimento de proteção. Ele pertence sem reservasa aquele que esta marcado pelo sofrimento maior. - Romperam-se barreiras em 3 direções: da parte de Jairo, da parte de Jesus, mais também dos principais cristaõs que tramitaram na historia

JESUS FOI COM ELE:Questõe do tempo (urgencia)
Ele se detem por uma mulher:
Mulher que por 12 anos sofria de uma hemorragia e sofia muito sob os cuidados de varios médicos, e com eles gastara tudo que possuia;
Resultado: Ia de mal a pior.

O tempo urge.
Ele ainda está falando com a mulher: Vai em paz e esteja liberta do seu sofrimento.
Quando cheda pessoas vindas da casa de Jairo trazendo má noticia: Tua Filha está Morta.- EI NÃO ADIANTA INCOMODAR O MESTRE(DESMOTIVADORES)

A benção é que Jesus não dá a minima para aqueles urubus (desmotivadores)
Ele se volta para Jairo e o encoraja:
"NÃO TEMAS TÃO SOMENTE CONTINUA CRENDO"
*Os tempos verbais no original grego formam a seguinte forma literal:"NÃO TEMAS, TÃO SOMENTE CONTINUE CRENDO".
Jesus não reconhece a palavra de morte como palavra final, e comtrapõe-lhe a palavra de fé.
"NÃO TEMAS, TÃO SOMENTE CONTINUE CRENDO!"

Deus em Cristo não permite que qualquer um possa estar no tempo da cura e do milagre ele teve consigo testemunhas, e não qualquer um.
Pedro, Tiago e João o acompanharam até o lugar onde o choro, lamento imperavam e isso se ouvia de longe.

Jesus chega e questiona todo aquele alvoroço e pranto.
"PORQUE CHORAS, A CRIANÇA NÃO MORREU, MAS ESTÁ DORMINDO)
"Todos menosprezaram o juizo feito por Jesus"
- JESUS PEDE QUE SAIAM-

Chama a Mãe e o Pai para perto de si, bem como os discipulos que foram com ele.
Dai entra no recinto onde jazia a criança.
- Pega na mão da meninae ordena em aramaico: "TALITHA KOUML" Que significa: "FILHINHA! EU TE ORDENO LEVANTA-TE!