terça-feira, 30 de janeiro de 2018

"O orgulho"

O orgulho vem antes da destruição;
o espírito altivo, antes da queda.   ( Provérbios 16:18 ) 


Foi por orgulho que Lúcifer se tornou o que é, a personificação do mal.
É o orgulho que conduz o homem a todos os outros vícios. Trata-se do estado da alma mais completamente anti-Deus que pode haver.
Parece exagero isso...?
A verdade é que o orgulho de cada um está sempre em competição direta com o orgulho de todos os outros.
O fato de fulano ser o centro  das atenções numa reunião, só me irrita, isso por que eu é que queria ser o centro, estar no foco das atenções.
O orgulhoso procura tirar o que temos, não por estar interessado no que você possui, mas para provar a si mesmo que é melhor do que você.
A cobiça também pode levar as pessoas competirem entre si, principalmente se não houver o bastante para todos; mas o "orgulhoso", mesmo que tenha conseguido tudo, tentar´obter ainda mais, par unicamente afirmar o seu poder. O ganancioso leva o homem a querer valores, dinheiro. Mas o orgulhoso almeja o poder, poque é o poder que verdadeiramente satisfaz o orgulhoso.
Não há nada que que nos faça desfrutar com mais intensidade a sensação de sermos superiores aos outros do que a possibilidade de manipula-los como se fossem marionetes.
Os outros pecados podem eventualmente chegar a unir pessoas: encontraremos camaradagem, brincadeiras e até afabilidade entre bêbados e libertinos. O orgulho, porém, sempre traz inimizade. E não é apenas inimizade entre homens, mais o que é pior......"inimizade entre o homem e DEUS"
O orgulho provem diretamente do inferno. É puramente espiritual e, em consequência é muito mais mortífero e sutil.
Cuidado irmaõs e amigo com o orgulho....