domingo, 15 de novembro de 2015

" A ESCOLHA " Lucas 6:12-16

 Lucas 6:12-16
"Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:
Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;
Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;
Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor."
Que solenidade para a escolha dos doze! "Passou a noite em oração a Deus". "Noite toda" é o grego *dianuktereuôn*, que nos escritos médicos designava que o doutor passava a noite em vigília, com o paciente. Ele passou a noite em vigília sobre um assunto. Depois chamou os discípulos (quanto não sabemos) e deles selecionou doze aos quais deu o nome de "Apóstolos", figura que os Judeus já conheciam : O Sheliah, homem enviado para cumprir uma missão.
O termo, no Novo Testamento, é aplicado primeiro aos doze e parece indicar um ofício dentro da Igreja (I Corintios 12:28 ; Efésios 4:11).
A lista do evangelista Lucas concorda quanto ao nome de Judas, irmão de Tiago, que pode ser o Tadeu dos outros dois evangelistas.
Dentre os escolhidos, um "Zelote", um dos que pregavam a violência contra Roma ( aqui vemos que Jesus não tinha preconceitos ). Um homem que hoje chamaríamos de "esquerda Radical" na nossa forma de dar rótulos a tudo. E Judas Escariotes, cujo sobrenome, segundo alguns, pode significar "Homem de Querioth" (ish querioth- hebraico). Ou era uma cidade na Judéia (Josué 15:22) ou em Moabe (Jeremias 48:24).
Neste caso, Judas escariotes seria o único não galileu do grupo. A ideia do texto Grego é que seu caráter de traidor ainda não se tinha revelado.
Todos esses discípulos, a exceção de Levi, eram homens muitos simples, intelectualmente despreparados para a missão. Provavelmente, as pessoas menos indicadas para uma revolução espiritual que abalaria o mundo.
O fato é que, na sua aparente incapacidade, esses homens ajudaram a mudar o mundo.
Este é um dos grandes milagres do evangelho e uma das manifestações do poder de Jesus: o que Ele pode fazer com vidas sem muito brilho, que deixem tudo por Ele e que o coloquem como valor mais alto.
Vai aqui uma consideração à todos nós....." O que tem Jesus feito através de nós, através de nossas vidas...?"
Portanto valorizemos a divina escolha, que caiu sobre nós, de sermos chamados para uma revolução espiritual....o mundo precisa de DEUS, cabe a nós levá-lo as pessoas.....
Atente a isso ...você foi escolhido....
No amor de Deus......Shalom

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

" NOSSA BENDITA ESPERANÇA "

" Aguardando a  bem-aventurada esperança e o aparecimento da Glória do Grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo "                (Tito 2:13)

  Se estou aguardando é porque há em mim uma esperança que ainda não se tornou realidade. É indício de um amor que ainda não alcançou o objeto de sua plenitude.
Deixa prever uma alegria que ainda não se tornou em experiência. Sugere também a necessidade de preparativos para tal encontro. Requer constância, pois não foi anunciado o momento exato do encontro. 
Fala de um encontro de entes que se amam.
Aguardar também implica em conclamação para uma certa atividade até que Ele venha.
Somos levados a conduzir uma vida pura. É motivo para oi coração cantar em antecipação à superabundância de alegria que há de se manifestar. A alma é conduzida à adoração ante a maravilha que está eminente.
O propósito de perseverar é fortalecido, pois é liquido e certo que o que há de vir virá, e não tardará (Hb 10:37)
Então perseveremos, aguardando a volta do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo......Shalom.  

terça-feira, 8 de setembro de 2015

" O que é ser perfeito " ( II Co 13: 1-13 )




"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé" (5)
Mostrar-se impiedoso para ser bondoso é algo difícil. Causar mal entendido e dor não é a escolha certa para uma vida tranquila.
Mas,às vezes é a única maneira pela qual amamos verdadeiramente a outra pessoa, como Paulo descobriu em sua amizade com os corintios.
Sua severidade tinha como objetivo orientá-los para uma firme fé, pois não poderiam brincar de ser cristãos. Era tudo ou nada.
- O ALVO DA VIDA DE PAULO ERA PREGAR A VERDADE (8), a verdade do evangelho de que JESUS CRISTO fora crucificado mas está vivo , ressurreto. (3,4).
Desafiava os cristãos a examinar suas vidas diante de Cristo. Estavam totalmente dedicados a ELE ou davam pouca atenção à sua fé e a CRISTO menos do que a completa obediência que lhe é devida?
Não somos como folhas, levadas pelo vento e incapazes de controlar nossas vidas. Somos chamados para ser perfeitos em CRISTO.
Lembremo-nos de que na Bíblia a palavra "perfeito" encerra a ideia de maturidade, pleno desenvolvimento dos dons e não falta de pecado, conforme somos levados a pensar.
De vez em quando seria bom separarmos uma ou duas horas para avaliar a nossa vida presente, orando ao mesmo tempo para que DEUS nos mostre no que temos falhado.
Ele vai nos mostrar não apenas as fraquezas mas também os pontos fortes.
O alvo é "Edificação e não Destruição" (10)
"ORAÇÃO"
Senhor, que através do teu divino olhar eu possa ver-me de modo realista, como sou visto por ti e ser motivado a ser o que queres que eu seja.....Amém!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

luzlux , o blog do Pr. Jair. B. Lima: " Pequeno tratado sobre a cegueira "

luzlux , o blog do Pr. Jair. B. Lima: " Pequeno tratado sobre a cegueira ": " DOZE CEGOS, e a razão por que continuamos cegos " ( Lucas 18 : 31-43 ) "Pedro , JESUS explicou a você e aos demais discíp...

" Pequeno tratado sobre a cegueira "

" DOZE CEGOS, e a razão por que continuamos cegos "
( Lucas 18 : 31-43 )
"Pedro , JESUS explicou a você e aos demais discípulos o que ia acontecer: Como é que vocês não perceberam o que Ele dizia" (v-34)
" Pensávamos que compreendíamos tudo ! Tínhamos idéias fixas a respeito do que JESUS ia fazer.
Quando ELE disse alguma coisa bem diferente não fomos capazes de atinar pelo sentido! " Sim muitas vezes é assim !
As pessoas que pensam saber mais podem ser os mais cegos. Estamos prontos para aprender da Palavra de DEUS coisas inteiramente novas ?...
UM CEGO e porque foi curado..
"Bartimeu por que você foi curado?"
"Acho que foi porque eu já estava tão baixo que não podia descer mais ,e, mais do que tudo, eu queria ver"
"Qual foi a melhor coisa que você fez ?"
"Coloquei-me simplesmente nas mãos do Cristo e deixei-O fazer o que bem entender".
"Certo!"
Eis o segredo da "visão" . CRISTO tem um mundo de coisas para nos mostrar, especialmente através da Bíblia.
Mas ELE há de fazê-lo, de seu próprio modo, e quando alcançarmos a "Visão" , havemos de "Seguir". (v-43)
Senhor, faze brotar novas imagens através da tua palavra. Ajuda-nos a ver e a obedecer...
Senhor que eu torne a ver....
Shalom amados....Jesus quer que você veja, e se já tens a visão, que ela seja ampliada....Amém.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

" AMÉM " por que dizemos Amém ?

Significado da palavra.
 
A palavra hebraica " Amém " significa "em verdade". O Senhor provavelmente a proferiu quando disse a seus discípulos : " Na verdade, na verdade vos digo....".
Seu significado é evidenciado pela própria Escritura. Por exemplo, em Jeremias 28:6 - "Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o Senhor; confirme o Senhor as tuas palavras, que profetizastes, e torne ele a trazer os utensílios da casa do Senhor, e todos os do cativeiro de Babilônia a este lugar" .
Essa frase do profeta é irônica, mas isso não muda em nada a explicação que esse versículo nos dá quanto ao sentido da palavra "Amém".
O mesmo temos em 1 Reis 1:36 - " Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei, e disse: Amém ; assim o diga o Senhor Deus do rei meu senhor.
Por essa razão tal palavra em português, frequentemente é traduzida como "Assim Seja!"
 
Seu emprego na Bíblia.
 
No Antigo Testamento há numerosas menções dessa palavra, tanto na Lei como nos livros históricos, onde o povo publicamente aprova o que é dito, especialmente no louvor:
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! e louvou ao Senhor" (1 Cr.16:36)
Essa palavra também é mencionada diversas vezes no final de certos Salmos, onde por vezes, é reforçada pela palavra sim.  "Bendito seja o senhor para sempre. Amém e Amém. (ou sim, amém)". Sl 89:52 ; leia também Sl. 41:13.
 
No novo Testamento a palavra amém às vezes figura no final de uma epístola ( I Coríntios , Gálatas, etc.) Muitas vezes, sublinha uma expressão de louvor - "Ora a nosso Deus e pai seja dada glória para todo o sempre. Amém" ( Fp 4:20 ) - "E o Deus de paz seja com todos vós. Amém" (Rm 15:33)
 
Seu uso atualmente
 
como outrora , também hoje o emprego dessa palavra visa destacar o término de uma oração expressa em voz alta. Os ouvintes repetem o Amém para atestar que se associam àquilo que foi dito.
Por conseguinte, quando uma oração é pronunciada na igreja, e o orador não se expressa dizendo "eu", mas "nós", porque é a igreja que ora, e não somente um irmão.
Um versículo de I Coríntios 14 faz referência a esse fato : "De outra maneira, se tu bendisseres com o espirito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabes o que dizes?" (I Co 14:16).
 
Quem deve falar Amém?
 
Temos um belo exemplo na reunião pública descrita por Neemias no capítulo 8, reunião essa que reuniu e uniu homens e mulheres e todos podiam ouvir com entendimento ( Versículo 2).
"E Esdras louvou ao Senhor, o Grande Deus; e todo o povo respondeu : Amém, Amém!.
Levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra" ( Versículo 6 )
 
Condições para dizer Amém.
 
O sentido da palavra implica que aquele que diz Amém aprova globalmente o que foi dito. A decisão de não dizer Amém a uma oração para expressar seu desagravo é grave e deve ser raríssima, limitada a casos em que não se pode de forma alguma aprovar a assunto da oração ou o espírito em que foi pronunciada., quanto ao mais, quando houver inexatidão ou fraqueza nas expressões e palavras empregadas, devemos usar de graça ( da mesma forma como o próprio Deus usa de graça para conosco )
Por outro lado, a passagem já citada de I Co 14 indica que o ouvinte deve compreender o que é expresso para dizer Amém, o que não seria o caso de uma oração pronunciada em língua estrangeira, ou que não é assimilada. Também não é possível quando, por uma ou outra razão, os termos pronunciados não são captados; por exemplo, quando aquele que ora não fala alto suficiente. Por ai se vê a importância dos irmãos se expressarem clara e distintamente.
 
O emprego em Relação com o Senhor Jesus.  
 
Finalmente, essa palavra leva-nos a considerar a gloriosa pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. NELE encontra-se o Amém, o que implica o cumprimento definitivo de todas as promessas divinas. "Porque todas quantas promessas há de Deus , são Nele sim, e por Ele o Amém, para a glória de Deus por nós" (II Co. 1:20)
No Apocalipse, essa  mesma palavra é empregada como um nome do próprio Senhor, para sublinhar o caráter de  Fiel testemunha: "Isso diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da
criação de Deus" ( Ap. 3:14). 
Que os nossos olhares sejam fixo nEle, atendendo ao cumprimento da última promessa das Escrituras: " Aquele que testifica estas coisas diz : "Certamente cedo venho" e que cada um de nós possa, de todo o coração, se associar e identificar-se com a resposta da Igreja: "Amém . Ora vem, Senhor Jesus" (Ap. 22:20)

terça-feira, 12 de maio de 2015

“ O VALOR INDIVIDUAL “ ( Atos 8 : 26 – 40 )

“ Ele (Felipe) se levantou e foi “ (26)

É possível que Felipe não tivesse idéia do significado de sua ida ao deserto de Gaza, mas naquela viagem aprendeu o valor que DEUS dá a uma única pessoa.
O evangelho tem muitos efeitos diferentes sobre a sociedade e o relacionamento humano, mas o foco central está no amor de CRISTO pelo indivíduo. Assim sendo, Felipe foi chamado a deixar uma campanha bem sucedida em Samaria ( At. 8:6 ) , para encontrar-se com um homem no deserto.
DEUS não mede o sucesso como nós medimos, ou seja, em termos de multidões.
Assim, se o nosso trabalho é feito com alguns poucos, é tão importante e significativo como o trabalho dos que ministram às multidões.
Quem sabe quantas pessoas ouviram as boas novas através do etíope, e é possível que a nossa influência se espalhe como as pequenas ondas causadas por algo que cai em uma lagoa.
É bom observarmos que Felipe foi sensível ao toque de DEUS e estava disposto a obedece-lo. Ele possivelmente, esperava que DEUS lhe apresentasse algum plano diferente; em contraste com esta atitude, nós podemos achar que DEUS é sempre previsível e assim perder a sua sugestão quando esta é algo fora do normal, e , de nossos padrões pré estabelecidos.
Felipe também estava disposto a compartilhar o que já conhecia da Bíblia.
A verdade deve ser repartida e não armazenada .
E você amado está a disposição de DEUS, para ir de encontro ao inusitado, a fim de compartilhar o evangelho à uma só vida... “ Ele (Felipe) se levantou e foi.....”


Pr. Jair B. Lima

quarta-feira, 8 de abril de 2015

"O culto em espirito e em verdade"


( Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência. - Hebreus 10:22 - )
A vida cristã requer obediência em todos os aspectos, também no que toca a expressão de nosso agradecimento a Deus.
O culto a Deus não é contemplado por Ele como um serviço religioso, de ritos e formas, mas, antes, como sendo a adoração rendida por irmãos na fé reunidos simplesmente segundo o desejo do Senhor, expresso em Mateus 18:20 - "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,ali estou no meio deles".
Jesus havia dito que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade" ( João 4:23-24 ). Para adorar é necessário, pois, respeitar a Bíblia, tesouro de verdade, e buscar a direção do Espírito Santo para as orações de ação de graça que serão pronunciadas e para os cânticos que serão entoados.
Uma reunião bem voltada para este propósito é Ceia do Senhor, na qual os participantes, em obediência a Ele, manifestam comunhão com seu corpo e seu sangue -- Identificam-se com a Pessoa e a Obra do salvador.
"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente será réu do corpo e do Sangue do Senhor.
Examine-se, pois , o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice" (I Coríntios 11: 26-28 )
Participar do pão também é recordar que " embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo (I Coríntios 10:17) , recordar que o único corpo (A verdadeira Igreja) é constituído de todos os verdadeiros Cristãos, infelizmente dispersados em muitas denominações religiosas.
O culto, enfim, é a espontânea manifestação de sentimentos de gratidão Àquele que deu Seu Filho para a salvação do pecador.

sexta-feira, 13 de março de 2015

"VISÃO DISTORCIDA"

" O Filho do homem não veio para ser servido "     ( Mateus 20:17-28 )

Aqui o Senhor fala de si mesmo,
anunciando sua morte, pele terceira vez. Por seu lado os discípulos estão mais preocupados com seus interesses pessoais.
Enquanto Jesus olhava firmemente para o objetivo de toda a sua vida, os discípulos viam apenas um lugar e honra no seu reino.
A cobiça pela glória tem ofuscado  vida de muitos, que apenas almejam o que entendem ser a "sua parte" na vida eterna, sem, contudo, querer arcar com o preço da caminhada até lá.
O surpreendente pedido da mãe de Tiago e João é conflitante, pois o seu desejo, embora justificado por seu amor maternal, se choca com a realidade. Vejamos os elementos conflitantes...:

1 - Adoração (20) - Mesmo diante de uma postura correta de adoração, pode-se cair no exagero de uma visão distorcida. ( prostrando-se fez um apelo a Ele...)

2 - Prontidão (21) - Que queres ?. A resposta de Jesus pressupõe a sua prontidão em atender  e ser solícito a interesses humanos. Aliás, a vida toda de Jesus é um exemplo perfeito de solicitude pela vida humana.

3 - Grandeza (26-27) - Servir, privilégio e grandeza do cristianismo, servir é um imperativo para os crentes. O maior exemplo é o de Jesus (28). A verdadeira grandeza esta no serviço, que resulta em envolvimento de sacrifícios e de renuncias, caso a missão assim exija.

4 - Realidade (23) - A ninguém é licito impor sua vontade a Deus mas sim apresentar diante dEle os nossos desejos. " Deus querendo", "seja a feita a tua vontade", devem ser a tônica de todo aquele que ora com sinceridade de propósitos. A súplica de um justo muito pode em seus efeitos, como ensina Tiago 5:16 ...

Como você vive, segundo a ..sua vontade ou a DELE...?
como você vê o querer de Deus para a sua vida.....?

A vontade de Deus , sempre é o melhor para nós....

Shalom.                                                                                                    Pr. Jair B. Lima

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

" SEXO E AMOR "

                                                                                                               ( I tessalonicenses 4:1-12 )

"Porquanto Deus não nos chamou para a impureza e, sim em santificação" (7)

Duas adolescentes estavam conversando sobre o modo como haviam sido criadas . A primeira dizia : "Meus pais já me ensinaram tudo a respeito do sexo; não preciso destas aulas de educação sexual que temos na escola.". A outra ficou quieta por um momento, depois falou : "Meus pais me ensinaram a respeito do amor e mostraram-me como deve ser vivido. Acho que encontrei um meio para lidar com o problema do sexo"
Em sua opinião, qual das duas teve um começo melhor?
Sua resposta vai fazer você lembrar-se de suas prioridades quanto ao viver e conversar.
Casamentos desfeitos, adolescentes grávidas, a disseminação de doenças venéreas, aids, solidão, depressão, amargura e violência, são sintomas de uma séria fome de amor.

SEXO - Necessidade de auto-controle - (3-7)- De todas as dádivas de Deus par nós, a mais gratificante talvez a complementação no relacionamento homem-mulher.
Entretanto vivemos em um mundo no qual o abuso do sexo seja a causa de maior infelicidade em nosso tempo, do que qualquer outro fator.
A Bíblia não rotula o sexo como pecado; ao contrário a imoralidade é uma praga. Não podemos considerá-lo levianamente, embora o ponto seguinte nos faça lembrar de necessidade de nos compadecermos pelos que caem, vitimas das pressões desse tempo.

AMOR - Caminho para a felicidade - (9-12) -  Paulo seguramente, falara a respeito do amor, quando em Tessalonica, e Deus colocara suas palavras em seus corações (veja 2:3).
Mas o amor nunca termina (v-10). O amor de Deus é como uma corrente de águas sempre  fluindo sem poder ser represada.

"O amor de Deus precisa de canais, não de represas"


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"vivendo como CRISTO no Mundo..."

Peço a você uma atenção especial para as linhas que se seguem. Elas põe em destaque, de modo real, o que é o mundo, este sistema de que Satanás é o príncipe, e onde ele tudo dispõe parra arrastar as almas para longe de CRISTO, oferecendo a cada um o que mais de acordo está com temperamento e desejo deste.
Mesmo no ambiente religioso cristão, Satanás sabe imitar o fruta da vida divina, dando uma aparência de piedade ao que é destinado apenas a satisfazer a carne, a procurar uma certa consideração pelos "benfeitores" deste mundo.
Mas embora Satanás contrafaça a obra de DEUS, os remidos do Senhor devem ser como JESUS CRISTO, "cheios de compaixão perante os sofrimentos dos que os rodeiam, cheios de amor pelas almas que vão para longe de DEUS..
"Não do Mundo", como o Senhor Jesus não era do mundo, mas também "enviado" ao mundo"
(João 17:16-18), como o Pai O tinha enviado a Ele.
Abraão continuava sobre o monte, quando orando por Sodoma, e não ia misturar-se com os homens da cidade; mas quando Ló, "seu irmão", foi levado cativo, não teve medo de ir com "os seus homens mais capazes" para o livrar.
O Bom Samaritano, "que seguia seu caminho" " curvou-se cheio de compaixão" sobre o ferido a beira da estrada, enquanto religiosos, conscientes das suas prerrogativas, passavam ao largo.
Se, por um lado, a palavra de Deus nos ensina a fugir de toda conformidade com o mundo (Romanos 12:2)
e de toda a sua amizade  (Tiago 4:4), mostra-nos também que, tal como o divino Estrangeiro aqui na terra, estamos constantemente em contato com o mundo .
Não para aqui encontramos a nossa parte.
Nenhuma comunhão é possível entre o filho de Deus e o sistema de Satanás; mas para aqui " resplandecermos como astros" , "preservando a Palavra da vida" ( Filipenses 2:15-16 ), cheios de compaixão pelas "ovelhas que não tem Pastor" (Mateus 9:36 ), inclinando-nos também sobre os "pequeninos" que tem fome ou sede, que estão nus ou enfermos, ou na prisão ( Mateus 23:35-36 ) ; (Tiago 2:15-16).
E isso, não parta merecermos a a provação do rei, como os de outra dispensação, mas para andarmos nos traços d`Aquele cujo amor pela graça de DEUS, aprendemos a conhecer, considerando-O no seu maravilhoso caminho através do Mundo, cujo príncipe, Satanás não tinha e não tem " nada Nele " (João 14:30)