Google+ Badge

segunda-feira, 8 de junho de 2015

" AMÉM " por que dizemos Amém ?

Significado da palavra.
 
A palavra hebraica " Amém " significa "em verdade". O Senhor provavelmente a proferiu quando disse a seus discípulos : " Na verdade, na verdade vos digo....".
Seu significado é evidenciado pela própria Escritura. Por exemplo, em Jeremias 28:6 - "Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o Senhor; confirme o Senhor as tuas palavras, que profetizastes, e torne ele a trazer os utensílios da casa do Senhor, e todos os do cativeiro de Babilônia a este lugar" .
Essa frase do profeta é irônica, mas isso não muda em nada a explicação que esse versículo nos dá quanto ao sentido da palavra "Amém".
O mesmo temos em 1 Reis 1:36 - " Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei, e disse: Amém ; assim o diga o Senhor Deus do rei meu senhor.
Por essa razão tal palavra em português, frequentemente é traduzida como "Assim Seja!"
 
Seu emprego na Bíblia.
 
No Antigo Testamento há numerosas menções dessa palavra, tanto na Lei como nos livros históricos, onde o povo publicamente aprova o que é dito, especialmente no louvor:
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! e louvou ao Senhor" (1 Cr.16:36)
Essa palavra também é mencionada diversas vezes no final de certos Salmos, onde por vezes, é reforçada pela palavra sim.  "Bendito seja o senhor para sempre. Amém e Amém. (ou sim, amém)". Sl 89:52 ; leia também Sl. 41:13.
 
No novo Testamento a palavra amém às vezes figura no final de uma epístola ( I Coríntios , Gálatas, etc.) Muitas vezes, sublinha uma expressão de louvor - "Ora a nosso Deus e pai seja dada glória para todo o sempre. Amém" ( Fp 4:20 ) - "E o Deus de paz seja com todos vós. Amém" (Rm 15:33)
 
Seu uso atualmente
 
como outrora , também hoje o emprego dessa palavra visa destacar o término de uma oração expressa em voz alta. Os ouvintes repetem o Amém para atestar que se associam àquilo que foi dito.
Por conseguinte, quando uma oração é pronunciada na igreja, e o orador não se expressa dizendo "eu", mas "nós", porque é a igreja que ora, e não somente um irmão.
Um versículo de I Coríntios 14 faz referência a esse fato : "De outra maneira, se tu bendisseres com o espirito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabes o que dizes?" (I Co 14:16).
 
Quem deve falar Amém?
 
Temos um belo exemplo na reunião pública descrita por Neemias no capítulo 8, reunião essa que reuniu e uniu homens e mulheres e todos podiam ouvir com entendimento ( Versículo 2).
"E Esdras louvou ao Senhor, o Grande Deus; e todo o povo respondeu : Amém, Amém!.
Levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra" ( Versículo 6 )
 
Condições para dizer Amém.
 
O sentido da palavra implica que aquele que diz Amém aprova globalmente o que foi dito. A decisão de não dizer Amém a uma oração para expressar seu desagravo é grave e deve ser raríssima, limitada a casos em que não se pode de forma alguma aprovar a assunto da oração ou o espírito em que foi pronunciada., quanto ao mais, quando houver inexatidão ou fraqueza nas expressões e palavras empregadas, devemos usar de graça ( da mesma forma como o próprio Deus usa de graça para conosco )
Por outro lado, a passagem já citada de I Co 14 indica que o ouvinte deve compreender o que é expresso para dizer Amém, o que não seria o caso de uma oração pronunciada em língua estrangeira, ou que não é assimilada. Também não é possível quando, por uma ou outra razão, os termos pronunciados não são captados; por exemplo, quando aquele que ora não fala alto suficiente. Por ai se vê a importância dos irmãos se expressarem clara e distintamente.
 
O emprego em Relação com o Senhor Jesus.  
 
Finalmente, essa palavra leva-nos a considerar a gloriosa pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. NELE encontra-se o Amém, o que implica o cumprimento definitivo de todas as promessas divinas. "Porque todas quantas promessas há de Deus , são Nele sim, e por Ele o Amém, para a glória de Deus por nós" (II Co. 1:20)
No Apocalipse, essa  mesma palavra é empregada como um nome do próprio Senhor, para sublinhar o caráter de  Fiel testemunha: "Isso diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da
criação de Deus" ( Ap. 3:14). 
Que os nossos olhares sejam fixo nEle, atendendo ao cumprimento da última promessa das Escrituras: " Aquele que testifica estas coisas diz : "Certamente cedo venho" e que cada um de nós possa, de todo o coração, se associar e identificar-se com a resposta da Igreja: "Amém . Ora vem, Senhor Jesus" (Ap. 22:20)