Google+ Badge

domingo, 15 de novembro de 2015

" A ESCOLHA " Lucas 6:12-16

 Lucas 6:12-16
"Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:
Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;
Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;
Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor."
Que solenidade para a escolha dos doze! "Passou a noite em oração a Deus". "Noite toda" é o grego *dianuktereuôn*, que nos escritos médicos designava que o doutor passava a noite em vigília, com o paciente. Ele passou a noite em vigília sobre um assunto. Depois chamou os discípulos (quanto não sabemos) e deles selecionou doze aos quais deu o nome de "Apóstolos", figura que os Judeus já conheciam : O Sheliah, homem enviado para cumprir uma missão.
O termo, no Novo Testamento, é aplicado primeiro aos doze e parece indicar um ofício dentro da Igreja (I Corintios 12:28 ; Efésios 4:11).
A lista do evangelista Lucas concorda quanto ao nome de Judas, irmão de Tiago, que pode ser o Tadeu dos outros dois evangelistas.
Dentre os escolhidos, um "Zelote", um dos que pregavam a violência contra Roma ( aqui vemos que Jesus não tinha preconceitos ). Um homem que hoje chamaríamos de "esquerda Radical" na nossa forma de dar rótulos a tudo. E Judas Escariotes, cujo sobrenome, segundo alguns, pode significar "Homem de Querioth" (ish querioth- hebraico). Ou era uma cidade na Judéia (Josué 15:22) ou em Moabe (Jeremias 48:24).
Neste caso, Judas escariotes seria o único não galileu do grupo. A ideia do texto Grego é que seu caráter de traidor ainda não se tinha revelado.
Todos esses discípulos, a exceção de Levi, eram homens muitos simples, intelectualmente despreparados para a missão. Provavelmente, as pessoas menos indicadas para uma revolução espiritual que abalaria o mundo.
O fato é que, na sua aparente incapacidade, esses homens ajudaram a mudar o mundo.
Este é um dos grandes milagres do evangelho e uma das manifestações do poder de Jesus: o que Ele pode fazer com vidas sem muito brilho, que deixem tudo por Ele e que o coloquem como valor mais alto.
Vai aqui uma consideração à todos nós....." O que tem Jesus feito através de nós, através de nossas vidas...?"
Portanto valorizemos a divina escolha, que caiu sobre nós, de sermos chamados para uma revolução espiritual....o mundo precisa de DEUS, cabe a nós levá-lo as pessoas.....
Atente a isso ...você foi escolhido....
No amor de Deus......Shalom