Google+ Badge

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Queres ser curado ? ( João5:1-15 )

Em Jerusalém,próximo à porta das ovelhas,em uma abertura no muro da cidade,havia um tanque chamado Betesda, (lugar de derramamento)a aréa onde o tanque estava era em forma trapeizodal e era cercado por quatro séries de colunas cobertas,uma em cada lado,com um quintal sobre o muro de  rocha viva que separava os tanques.
Na sombra destas séries de colunas,a multidão de aflitos de todos os tipos,esperavam a oportunidade de cura.
É nesse cenário que encontramos um homem que,sofria por longos trinta e oito anos de uma enfermidade.Ele esperava todo esse tempo a sombra das colunas de Betesda.
Quero alegorizar aqui,esses trinta e oito anos de doença deste homem, aos trinta e oito anos de caminhada desnecessária dos israelitas no deserto.
Podemos ver o contraste entre a chance remota de ser curado no tanque e a palavra eficaz de Cristo.
As águas de Betesda nesse caso,tal como as nos jarros de Caná ou as águas do poço de Jacó,ilustram os ritos da religião ou mesmo a lei mosaica,contrastando com a Salvação trazida pelo evangelho.
Queres ser curado?
A pergunta parece soar estranha(Será que esse homem queria ser curado?),mas é possivél que depois de tantos anos nesta condição,o homem preferia não enfrentar o desafio de uma vida sadia normal.
A pergunta de Jesus aponta para o coração do problema.
A agua do tanque de Betesda representando a lei,mostra o caminho para a normalidade da vida(faça isso e viverás),mas não podia transmitir a vontade de escolher a vida,muito menos d dar vida em si mesma.
É maravilhoso ver a maneira firme de Jesus avaliar a disposição das pessoas,antes de continuar o seu relacionamento com Eles.
Você realmente quer ser curado?
Jesus não queria simplesmente tira-lo da esteira ,sem que antes o homem admitisse que estava pronto,para viver uma nova vida,um novo desafio.
Aqui notamos a diferença entre terapia e cura,a terapia pode manter as pessoas lidando com o problema durante anos a fio sem fazer progresso algum,mas quando Jesus enfatiza totalmente a questão: "para onde queres ir depois " :
Jesus não perde o seu  tempo nem o nosso,se o coração das pessoas ainda não estiverem prontos.
O pregador Erwin Mcmanus diz que os pastores e lideres não precisam se concentrar em mudar aquilo que as pessoas crêem.Ele diz :  Basicamente,todos nós acreditamos na mesma coisa.O que precisa ser mudado é aquilo com  que nos "importamos",pois apenas quando nos importamos com algo estamos dispostos a entrar em ação.
Você tem que deixar de pertencer a uma sociedade enfraquecida e com péssima disposição,por causa do pecado da apatia.
Apatia no caso,um tipo cínico de preguiça,enfado e arrogância.
Há muita gente precisando ser mudada,ser curada,mas não reagem estão aborrecidas entediadas,reaja amigo e irmão,Cristo quer te colocar de pé .........Ele te pergunta..........Queres ser curado