Google+ Badge

terça-feira, 29 de março de 2011

" ...Se ache fiél "

 1. Que se espera do mordomo cristão ?


 "Além disso,requere-se nos dispenseiros que cada um se ache fiel"
(I Co 4:2)." As duas coisas requeridas aos mordomos é que sejam fiéis e prudentes(Mt 24:45),que aprendam a empregar com fidelidade e sabedoria os dons de Deus - Fidelidade  para que a confiança em Deus não se transforme em auto - indulgência ; sabedoria para que os dons se convertam em todos os lucros possiveis" (T. Pierson )


2. Tem todos os mordomos as mesmas obrigações?



Sim. Apenas diferem na capacidade(Mt 25 : 15),oportunidades,privilégios e responsabilidades quanto ao depósito que lhes é confiado ; mas todos têm o dever de ser mordomo fiéis. 


3. Que é importante na vida da sociedade ? 


Em todas as associações é importante a fidelidade dos membros em cumprirem deveres inerentes.Na sociedade com Deus são muito importantes a administração conscienciosa  de tudo o que Ele nos confiou,a distribuição honesta do seu aumento,bem como o respeito aos desejos,planos e normas do Doador.
A associação com o passado e o futuro exige fidelidade no uso dos nossos privilégios.A associação com outros no mundo ou na igreja exige mútua consideração e respeito pelos direitos alheios,a execução fiel de nossos deveres,a inteira cooperação no serviço.


4. Que deve exigir o mordomo de si próprio?


Muito da vida--Como o enriquecimento pela fidelidade à oração,leitura da Bíblia,meditação espiritual,estudo para desenvolvimento mental e até o uso da vida e do dinheiro--é de tal natureza pessoal ou privada que somente Deus e o individuo conhecem a fidelidade no seu cumprimento .Não obstante,o mordomo deve ser  fiel. Deve exigir de si mesmo o uso cuidadoso de talentos e tempo, guardar o coração em boa relação com Deus(Pv4:23),conservar vivo o primeiro amor (Ap 2:4),ser zeloso em boas obras(Tt2:14) e manter  interesse vital e fidelidade na mordomia.Só a própria pessoa pode exigir de si mesma estas obrigações.


5. Indicará Fidelidade o uso adequado dos bens materiais?


Sim. Se um mordomo é fiel no uso de bens materiais e na divisão com Deus do aumento, através de dízimos e ofertas, também se espera que o seja noutras fases da sua mordomia. Jesus disse: "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito" (Lucas 16:10). O dizimo tem sido chamado a pedra de tropeço da mordomia.


6. Quem nos inspira a ser fiéis?


Como em todas as fases da vida cristã, o amor é que nos inspira à fidelidade. Se o mordomo ama a Deus será fiel em todas as coisas. O amor a Deus inspirá-lo-à a servir seus companheiros de Jornada (I João 3:14-17).


7. Qual o alcance da fidelidade na mordomia?


É tão amplo como os deveres. A fidelidade na mordomia revela-se no carácter firme e vida cristã; na adoração dum coração sincero; na contribuição feita em dízimos e ofertas para o sustento e extensão da Sua causa; e na inversão da vida e talentos - de acordo com o tempo disponível- no programa de Deus , na Sua obra e serviços a outros.