É verdade que Deus nos deu um cheque em branco para pedir qualquer coisa nele, exatamente como se poderia pedir a um gênio em um conto de fadas?
 Alguns podem não perceber que este seja o caso, mas João 5:14 qualifica o que Ele vai lhe conceder: "Agora, esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade , Ele nos ouve. " A verdadeira oração é comunhão com Deus, e o que é necessário para a comunhão são pensamentos comuns entre a sua mente e o nosso.
O que precisamos é preencher nossas mentes e corações com seus pensamentos. Então seus desejos se tornarão nossos desejos que fluem de volta para Ele em forma de oração. Tiago 4:3 confirma isso: ". Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" Se pedimos mal,  certamente não estamos pedindo segundo a Sua vontade, e por isso não vamos receber.
Vejamos o que Jesus diz em João 16:23, "e naquele dia. não me pedireis mais nada.Pois Eu verdadeiramente vos asseguro,tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dará" Ele nos assegura essa benção, mas  não é uma carta branca. Para pedir a Deus qualquer coisa em nome de Jesus Cristo, deve estar de acordo com o que Ele é. Para pedir em nome de Cristo é pedir como se o próprio Cristo estivesse pedindo. Portanto, só podemos pedir o que o próprio Cristo pediria. Portanto, é necessário deixar de lado a nossa própria vontade e aceitar a vontade de Deus. Jesus diz em João 8:29: "E aquele que me enviou está comigo O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.". Se fizermos como Jesus fez, temos a certeza de receber respostas como Ele recebeu. Ele acrescenta em João 11:41-42: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste E eu sei que você sempre me ouve.".
Temos que sair com a percepção de que a oração não está ditando a Deus, mas é uma expressão humilde e sincera da nossa atitude de dependência e necessidade.Devido a isso, o que realmente ora é submisso à vontade de Deus, expressando nossa necessidade e aguardando os ditames de sua vontade soberana e graciosa. O resultado desta situação: combinação das nossas necessidades reais com a infusão de atitudes e pensamentos de Deus, leva-nos a uma real aproximação e estas atitudes faz com que Ele trabalhe para criar-nos à Sua imagem.